Desenvolvimento de software, dicas de inglês e empreendedorismo

Conhecimentos de Inglês no LinkedIn: mais fácil para o usuário, mais confiável para recrutadores

Inglês Linkedin

Quem nunca apelou para uma “maquiagem” no currículo, que atire a primeira pedra!

A verdade é que, na hora de procurar um emprego, bate a insegurança, e a vontade/ necessidade de impressionar os recrutadores e se destacar, fala mais alto. Afinal, o que é uma mentirinha inocente?

Pois é…, só que na prática a coisa não funciona bem assim. Existe um motivo por trás de cada requisito exigido num processo seletivo para uma vaga. Um exemplo clássico, é o nível de proficiência em inglês. De nada adianta mentir e dar um upgrade que não existe aos seus conhecimentos no idioma, porque a primeira conference call, e-mail ou apresentação que você tiver de fazer, invariavelmente, te entregará. E, pior, queimará seu filme.

Pensando nisso, o LinkedIn está trabalhando num projeto para facilitar a checagem das informações declaradas pelos usuários em seus perfis.

No caso específico do inglês, a rede social está lançando uma ferramenta, que nasceu de uma parceria com a Universidade de Cambridge. Com ela, o usuário pode adicionar suas certificações de inglês a seu perfil, que aparecem validados com o “selo” oficial da instituição inglesa responsável pelos exames.

Já os recrutadores podem acessar a página oficial “Cambridge English”, e através do link “Serviço de verificação de resultados”, confirmar gratuitamente a veracidade da informação fornecida pelo candidato.

Para quem não sabe, as certificações do Cambridge estão alinhados ao QECRL (Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas), padrão internacional de mensuração de  proficiência em idiomas. A seriedade é tanta, que o aval de Cambridge é aceito por mais de 20 mil empresas, governos e instituições de ensino por todo o mundo.

Agora, vamos para o que interessa: como usar esta ferramenta e adicionar minhas certificações ao meu perfil?

Fácil! E dá pra fazer de duas formas.

1) Acesse a página do “Cambridge English”, localize seu certificado e clique no botão “Add to profile” (adicionar ao perfil). Esse comando te manda pra sua página no LinkedIn, onde você vai ver uma caixa de diálogo bem no topo, pedindo pra você confirmar a ação.

2) Outra forma de acrescentar a ferramenta é diretamente no LinkedIn. Acesse seu perfil e clique na opção “Editar Perfil”. Em seguida, clique em “Certificações” e procure o(s) exame(s) prestado(s).

E pronto!

Agora, se seu problema é seu nível de inglês, o jeito é trabalhar nele pra não ficar de fora das oportunidades do mercado. Conta muito dominar a língua e, cada vez mais, uma certificação te ajuda a comprovar seus conhecimentos. Seja para se preparar para prestar um exame ou para começar a aprender, a dica é optar por um curso online, que além de mais barato, tem algumas facilidades que te ajudam a prender mais rápido, como a flexibilidade de horários, as ferramentas interativas e o contato com professores nativos.

Existem vários por aí, mas eu especificamente já testei a Open English e indico. Como já falei por aqui, pra mim foi fundamental nos meus estudos.

Mateus Oliveira

http://www.mateusoliveira.net

Formado em Desenvolvimento de Sistemas para Internet trabalhando com desenvolvimento de software desde 2011 atualmente na Itambé Alimentos. Gosta de estudar sobre desenvolvimento de software, finanças pessoais, investimento e aprendizado de idiomas porém não dispensa boas conversas e ótimos livros.

View more posts from this author

Receba novos artigos diretamente no e-mail

Veja também os últimos artigos